regiao sudeste
Campus Vilhena
Sudeste-Industrialização e Crescimento
Alunos: John David Kenia Destro Ketyane Beatriz Regina
Profª: Consuelo Turma: 2°B Informática
Disciplina: Geografia
Introdução
Sudeste- Princípio Econômico
Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.
A região Sudeste se inicializou no século XVIII, coma fundação da Vila de são Vicente, em seguida obteve-se o movimento das Bandeiras. No final do século, em uma dessas expedições, homens que faziam parte desse movimento encontram pedras preciosas, dando origem a Minas Gerais. Com essa grande descoberta, houvesse grandes imigrações das pessoas que já viviam no Rio de Janeiro para Minas Gerais, fazendo com que a coroa Portuguesa amplia-se seu poder econômico e trocando a capital de Salvador para Rio de Janeiro em 1763.
Em 1808 a família Real se abriga no Rio de Janeiro fugindo da invasão napoleônica tendo assim grandes mudanças na região como o porto para as nações amigas e só em 1822 tona-se o centro financeiro do País, com a cafeicultura, e com o império de D. Pedro. O café se expandiu em 1840 por todo o Oeste paulista, tornando-se a principal base econômica brasileira, inicializado com mão escrava e depois com imigrantes europeus e italianos após 1888.. Na década de 1920, com a quebra da bolsa de Nova Iorque, o preço do café despencou no mercado internacional. O declínio do café, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros, uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas