REGI O SUL PARTE ESCRITA
GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
REGIÃO SUL
HÁBITOS E COSTUMES ALIMENTARES,
ASPECTOS GEOGRÁFICOS.
NATAL/2014
REGIÃO SUL
Seminário apresentado , como parte da atividade avaliativa da disciplina Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional, da Estácio Ponta Negra.
INTRODUÇÃO
A alimentação local, regional, nacional e internacional são resultados da miscigenação cultural, fazendo com que as culinárias revelem vestígios das trocas culturais. O alimento constitui uma categoria histórica, pois os padrões de permanência e mudanças dos hábitos e práticas alimentares têm referências na própria dinâmica social.
DESENVOLVIMENTO
HÁBITOS ALIMENTARES Influência: índios brasileiros que viviam no Paraná. Primeiros alimentos introduzidos na cultura: pinhão e a erva-mate. Além das frutas e raízes. A região Sul foi a que recebeu maior influência dos imigrantes europeus, isso porque o clima da região era parecido com o da Europa, facilitando a adaptação dos italianos, alemães, poloneses e ucranianos, os quais se estabeleceram na região e passaram a promover atividades agrícolas. O estado do Paraná recebeu os poloneses, que contribuíram para a alimentação local, com o repolho à moda, o pão de leite e sopas. Já os italianos, introduziram o cultivo da uva, ai já se explica o interesse pelo vinho dos paranaenses, a elaboração de pães, queijos, salames, massas em geral e sorvete. Ainda tem na culinária paranaense as iguarias, o pinhão, o milho, o feijão em suas diversas cores, a mandioca, o arroz, as carnes bovina, suína e o frango, o torresmo, o polvilho, a banana. As preparações típicas do Paraná são: o barreado, a paçoca de pinhão, a quirera lapiana, o porco com a quirera de milho, o arroz-de-carreteiro, o feijão-tropeiro, a polenta com frango caipira, o lombo com pinhão, a costela campeira, o carneiro com farofa, o churrasco paranaense. Os alemães trouxeram o cultivo da batata, do centeio, das