Reforma Protestante
Contrarreforma, também conhecida por Reforma Católica é o nome dado ao movimento que surgiu no seio da Igreja Católica e que, segundo alguns autores, teria sido uma resposta à Reforma Protestante iniciada com Lutero, a partir de 1517.1 Em 1545, a Igreja Católica Romana convocou o Concílio de Trento estabelecendo entre outras medidas, a retomada do Tribunal do Santo Ofício (inquisição), a criação do Index Librorum Prohibitorum, com uma relação de livros proibidos pela Igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo, com a criação de novas ordens religiosas, dentre elas a Companhia de Jesus2 . Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato eclesiástico, a reforma das ordens religiosas, a edição do catecismo tridentino, reformas e instituições de seminários e universidades, a supressão de abusos envolvendo indulgências3 e a adoção da Vulgata como tradução oficial da Bíblia.
Ítalo Calvino nasceu no dia 15 de outubro de 1923 em Santiago de Las Vegas e faleceu em 19 de setembro de 1985.
Nasceu em Cuba, mas após seu nascimento a família retornou para a Itália, pois seus pais eram cientistas e estavam em Cuba de passagem, eram italianos. Cresceu na cidade de San Remo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Ítalo Clavino, fez parte da resistência ao fascismo. Ao final do conflito mudou-se para Turin e lá se formou em Literatura.
Além disso, participou do Partido Comunista Italiano, até 1956.
Em 1947, lançou-se como escritor e publicou sua primeira obra: A trilha dos ninhos da aranha. Suas obras