Morro de Santo Antônio 1816
Nicolas Antoine Taunay nasceu em Paris em 10 de fevereiro de 1755, pintou várias telas sobre a Revolução Francesa, Taunay se dedica à pintura de história, com telas de grande formato para exaltação do corso, desde muito jovem exibia seu talento como desenhista. Estudou com Brenet e com o pintor Francisco Casanova. Realizou vários quadros entre temas bíblicos, mitológicos, históricos, retratos infantis, além de 35 paisagens brasileiras, entre as quais a Cascatinha da Tijuca, hoje em exposição no Museu do Primeiro Reinado, no Rio de Janeiro. Consagrado em toda Europa, foi convidado por Lebreton para participar da Missão artística As telas mais famosas de Nicolas, versem sobre a Cidade do Rio de Janeiro, em especial, a natureza das obras.
A obra, Morro de Santo Antônio, tem gênero renascentista, foi pintada em 1816 por Nicolas Antoine, e está no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. Destaca as cores quentes, como os tons de alaranjados, cor amarela, verde escuro, branco, azul e preto. Tem 45x46 cm, os matérias utilizados foram a tela, os pinceis, as tintas , para retratar a paisagem com formas quadradas, retangulares, e triangulares, usado também pontos e linhas.
O aprendizado
Nascido em Paris em 10 de fevereiro de 1755. Revelando com precocidade o seu natural pendor para a arte, aos 13 anos de idade já estudava no ateliê de Lepicié, passando pouco tempo depois a estudar com Brenet, pintor de história, com quem muito lucrara na aprendizagem do desenho.
De aluno de Brenet, passou a ser discípulo de Francisco Casanova, notável pintor de batalhas. Perdendo este mestre, que se retirara de Paris para Viena, outro não quis ter senão a natureza. Dela apaixonado, empreendeu longas digressões pelas florestas dos arredores de Paris, onde passava dias inteiros a trabalhar.