Reforma protestante
O mundo de hoje não é como é por acaso, é um resultado de fatos e pensamentos desde o início do mundo. Porém muito do que pensamos e fazemos hoje tem influência de um movimento específico que foi chamado Reforma Protestante.
Em várias áreas, como política, ética e religiosa, houve influência desse movimento. Mas como isso aconteceu? Como pôde um movimento causar tanta influência e tanta alteração no modo de pensar, na história atual? A religião influenciou e influencia tanto a vida da sociedade? Essas são hipóteses e perguntas a serem pesquisadas e respondidas nesse trabalho.
1.Contexto Histórico
A idade média, também chamada de idade das trevas, foi um período em que a igreja católica tinha o monopólio de tudo, desde conhecimento até poder e dinheiro. Contudo fugia de seu objetivo como igreja, o de estar debaixo do evangelho, usando este como comércio, chegando até à venda de indulgências (‘passagens’ para o céu). Vários pequenos movimentos aconteceram contra posicionamentos e pensamentos da igreja, dentre eles o dos Valdenses (liderado por Pedro Valdo) e dos Hussitas (liderado por Jan Hus). Porém, no dia 31 de Outubro de 1517, ocorreu um fato que marcou a história, a fixação de 95 teses contra a igreja escritas por Martinho Lutero. Esse ato foi considerado o marco inicial da chamada Reforma Protestante, que transformou muito o modo da vida na sociedade. Foi o principal movimento contra a igreja católica, um movimento que buscava a reforma de um pensamento pagão e avarento da igreja até então. Lutero era monge da própria igreja católica, por isso tinha acesso aos materiais da igreja, a estudo de outras línguas (como grego e hebraico) e acesso à Bíblia, o que a minoria da sociedade tinha, apenas pessoas da nobreza (que podiam comprar cargos sacerdotais) e da própria igreja. A Reforma Protestante teve apoio de vários religiosos e governantes europeus, muito por causa da visão luterana e pouco