Reforco de estruturas
SIRR09 – Seminário Internacional de Reforço e Reabilitação – Ligações Estruturais
REFORÇO E REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS DE BETÃO
ARMADO – INTERVENÇÕES
N. VILA POUCA
Prof. Auxiliar
FEUP
Porto - Portugal
ANÍBAL COSTA
Prof. Catedrático
Univ. Aveiro
Aveiro - Portugal
XAVIER ROMÃO
Assistente
FEUP
Porto - Portugal
VALTER LOPES
Engenheiro Civil
E. PAUPÉRIO
Engenheira Civil
FEUP
IC-FEUP
Porto - Portugal
Porto - Portugal
RESUMO
O presente artigo aborda um conjunto de intervenções de reforço e reabilitação de estruturas de betão armado. Estas intervenções resultaram da necessidade de se aumentar a capacidade de carga destas estruturas, da necessidade de alterações com a incorporação de novos elementos estruturais, e ainda pelo facto das estruturas não apresentarem condições para desempenhar correctamente as funções para as quais foram dimensionadas.
Neste contexto, a utilização de elementos metálicos no reforço de estruturas de betão armado revela-se uma solução adequada, em particular nos casos de intervenções em estruturas existentes de unidades industriais. Estas estruturas têm em geral condicionantes específicas que se prendem com os equipamentos industriais instalados e que condicionam de forma significativa as condições de execução em obra. Neste âmbito, são apresentados diversos casos de reforço de estruturas de betão armado aplicados em unidades industriais, tendo diferentes objectivos, nomeadamente o reforço sísmico e o reforço localizado de elementos estruturais resultantes da alteração de equipamentos.
Nos casos concretos apresentados, faz-se, para além da abordagem dos aspectos de concepção e das condicionantes que conduziram às soluções de reforço preconizadas, uma descrição detalhada dos aspectos de projecto e de execução. Neste contexto, é dado especial destaque aos aspectos relacionados com a ligação dos elementos metálicos de reforço aos elementos de betão armado existentes. Esta questão