REFLEXÕES EM EDUCAÇÃO EM SOLOS: O CASO DA DEGRADAÇÃO DOS SOLOS NO P.A CANTA GALO
REFLEXÕES EM EDUCAÇÃO EM SOLOS: O CASO DA DEGRADAÇÃO DOS SOLOS NO P.A
CANTA GALO
Oséias dos Santos (1); Elicélia Monteiro Matos (2), Henrique Amarinho Nunes (2); Noemy Arruda Santos (2); Pedro Paulo Cardoso Alves (2)
(1) Professor; (2) Estudantes de Agronomia; Departamento de Ensino; Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Confresa, Rua Vilmar Fernandes 300, Confresa – MT, 78.652-000, oseiasdossantos@yahoo.com.br .
INTRODUÇÃO
A preservação e a conservação dos recursos naturais estão correlacionados com a sustentabilidade da vida na terra, porém, ainda existem pessoas que não perceberam que o meio ambiente é o resultado do funcionamento integrado de seus vários componentes, portanto a intervenção sobre qualquer um deles estará afetando o todo e um desses elementos é o solo, componente essencial a vida, cuja importância é normalmente desconsiderada e pouco valorizada (Bridges & Van
Baren, 1997). A partir da década de 60 (sessenta). Num cenário de ocupação de terra e impactos ambientais, que em 1989 foram assentadas 589 família no Projeto de Assentamento (P.A) Canta Galo, que está localizado na microrregião Norte Araguaia do Estado de Mato Grosso. Esse trabalho demostra experiências e reflexões acadêmicas da Turma de Agronomia 2010, do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso) – Campus Confresa, que buscou compreender as ações que promoveram a degradação do solo nesse Assentamento, a partir dos fundamentos da Educação em Solos.
METODOLOGIA
O desafio de realizar um Seminário da disciplina Introdução à Agronomia e a realidade ambiental do Projeto de Assentamento Canta Galo, foram as bases que motivaram no período de abril a setembro de 2010 a realização desse trabalho. Foi constituída uma equipe com 10 estudantes, que fizeram pesquisas em acervos públicos e no Assentamento . As informações foram apresentadas e analisadas em debates reflexivos em sala de aula e no Seminário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O Projeto de