REFINO DE PETROLEO
1) QUAL O PRINCIPAL OB JETIVO DO REFINO DE PETROLEO?
R: Na indústria de refino como um todo o principal objetivo é obter do petróleo processado o máximo possível de derivados de maior valor de mercado, o que equivale a reduzir ao mínimo a produção de óleo combustível. A Petrobras, por deter o monopólio do refino no País, tem, adicionalmente, o objetivo de atender o mercado nacional de derivados em qualquer circunstancia.
2) QUAL A CAPACIDADE DE REFINO ATUAL NO BRASIL, E DE QUANTO AUMENTARÁ ESSA CAPACIDADE?
R:O Brasil está produzindo e consumindo cerca de 40% a mais de petróleo do que há dez anos, mas a capacidade de transformar a matéria-prima em produtos como diesel,gás,gasolina,lubrificantes,nafta,óleo combustível e querosene de aviação avançou só 4,5% neste período, e cobre apenas dois terços dos quase três milhões de barris diários. Os dados são do Anuário Estatístico da ANP. Os quatro principais projetos da Petrobras para ampliar esta capacidade encontram dificuldades variadas para entrar em operação. Com eles em plena operação, o volume de petróleo processado aumentaria em 1,46 milhão de barris por dia, o equivalente a 73% da capacidade atual, mas isso só deverá ocorrer em 2020.
3) QUAIS AS 4 PRIMEIRAS MAIORES REFINARIAS DO BRASIL?
R:Replan( Refinaria de Paulinia-SP ; Rlam (Refinaria Landulpho Alves); Revap (Refinaria Henrique Lage-SP); Refinaria Reduc (Refinaria Duque de Caxias Campos Eliseos-RJ).
4) DE UM MODO GERAL, UMA REFINARIA, AO SER PLANEJADA E CONSTRUIDA, PODE-SE DESTINAR A DOIS OBJETIVOS BASICOS, QUAIS SÃO ELES?
R: Produção de produtos energéticos (combustíveis e gases em geral), produção de produtos não energéticos (parafinas, lubrificantes) e petroquímicos, e refinamento.
5) QUAIS OS 3 PROCESSOS TIPICOS NUMA REFINARIA?
R: As maiores dos processos tipicamente encontrados nas refinarias podem ser divididos em : Processos de separação, processos químicos e processos auxiliares.
6) NO PROCESSO DE SEPARAÇÃO EXISTE