Referencial Teorico X
Ansoff salienta que o ideal seria o efeito não da soma dos esforços, mas da sua multiplicação: o sinergismo. A sinergia significa o efeito multiplicador da combinação dos recursos, pois os recursos utilizados conjugadamente produzem um efeito maior do que a sua soma.
( Chiavenato, Idalberto, 2004, p.233).
É o que salienta Lodi: “Quando os resultados colidem entre si (porque o lucro colide com a produtividade, a inovação colide com o aspecto operacional atual e assim por diante) nenhum objetivo trabalha junto com outro. O trabalho da administração, pois, é o de compatibilizar objetivos conflitantes. Toda empresa, no fundo, é um conjunto de conflitos que vão existindo em um equilíbrio instável. Focalizando-se uma coisa, tira-se outra.
(Chiavenato, Idalberto, 2004, p.233)
Diferente da Teoria Neoclássica que foca na ênfase no planejamento estratégico. Escolher uma melhor estratégia empresarial para obter um bom resultado de uma forma eficiente.
Todos os recursos da empresa devem ser empenhados para obter um objetivo ao longo prazo.
Tanto uma estratégia quando uma tática empresarial exige um excelente planejamento. A APO se fundamenta no planejamento estratégico da empresa e nos planos táticos dos departamentos ou unidades.
Os planos táticos agem em planos específicos, enquanto o planejamento tático refere-se ao médio prazo. Já no plano operacional, o prazo é curto.
As consultorias estratégicas
O modelo de planejamento estratégico neoclássico foi muito utilizado no mundo todo e provocou o aparecimento de grandes empresas de consultoria estratégica de renome internacional, como Mckinsey, Boston Consultem Grupo, PriceWaterhouse etc.
(Chiavenato, Idalberto, 2004, p.240)
Para Steiner, “todas as estratégias devem ser divididas em sub estratégias para sua implementação.