referencia em fisioterapia
- Paula Moraes1
- Caroline Besada1
- Victor Hugo Bastos2
Contato: victorhugobastos@yahoo.com.br
1 Fisioterapeuta, Pós – Graduada em Fisioterapia Neurofuncional (UGF/RJ);
2 Fisioterapeuta, Professor de Metodologia Científica da Pós-graduação de Fisioterapia Neurofuncional pela UGF.
Modalidades de intervenção fisioterapêuticas na Síndrome de Rett
RESUMO
A Síndrome de Rett (SR) é uma desordem do desenvolvimento cerebral caracterizada por deteriorização neuromotora com origem genética. Hoje se sabe que alguns meninos portadores da SR, podem apresentar um quadro encefalopático totalmente diferente do quadro clínico clássico da SR no sexo feminino. O trabalho do fisioterapeuta nesses pacientes é tratar o quadro que vai se estabelecendo no decorrer do desenvolvimento desse distúrbio, dando importância também a sua história natural e as suas características. A fisioterapia, fundamentada nas teorias propostas, parece ser eficaz para a melhora da qualidade de vida do portador de Síndrome de Rett, porém, este artigo, objetiva visar à apresentação de estratégias de tratamentos fisioterapêuticos, buscando mostrar se a fisioterapia é ou não benéfica para esses pacientes. Não foram encontrados estudos suficientes sobre as técnicas fisioterapêuticas na Síndrome de Rett, e este trabalho contribuirá para difundir sobre a doença e os tratamentos fisioterapêuticos que podem ser utilizados.
Palavras-chave: Síndrome de Rett, tratamento fisioterapêutico, gene MECP2, espasticidade, escoliose, cinesioterapia, hidroterapia e hipoterapia.
ABSTRACT
Rett syndrome is a neurodevelopment disorder characteristic for neuromotor lose with genetic origination. Nowadays is known that some boys with Rett syndrome can developed an encephalopathy condition different from the classical condition RS in the female sex. Physiotherapist treat these patients with Rett Syndrome throughout the