Reestruturação capitalista e acrise dos estados
Nas ultimas décadas, diversas alterações no cenário mundial provocaram e continuam provocando profundas mudanças nos processos de reestruturação gerencial em praticamente todos os setores da atividade humana. Diante deste cenário propõe-se a importância do planejamento estratégico organizacional, como ferramenta auxiliar para um gerenciamento das empresas dentro de um mercado totalmente competitivo, que hora se apresenta. Diante deste cenário o planejamento estratégico surge como uma valiosa “ferramenta” de auxilio a alta administração que permiti a criação de planos previamente determinado de metas e estratégias, diminuindo a possibilidade de uma determinada tomada de decisões equivocadas num mercado completamente competitivo e sem margem para erros. Neste contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para alcançar seus objetivos, através da produção de bens ou de oferecimento de serviços.
Politicas Brasileira Para o Desenvolvimento Local
O desenvolvimento local está na ordem do dia. Existem inúmeras iniciativas a fim de se dinamizar o desenvolvimento do país pela base, no entanto essa opção não substitui as políticas nacionais nem resolve os problemas globais.
Políticas para o desenvolvimento local constitui um dos produtos de uma iniciativa ampla, que envolveu centenas de pessoas em todo o país. Desenvolvido essencialmente durante o ano de 2006, esse esforço concentrou-se na identificação dos processos capazes de gerar um ambiente favorável à mobilização dos recursos subutilizados do país.
No plano de fundo dessas transformações, encontra-se o processo de urbanização. Hoje, com maior parte da população urbana, o país dispõe de núcleos locais ou regionais com ampla capacidade técnica e econômica para organizar e racionalizar o uso de seus espaços. A população urbana passa a necessitar de sistemas organizados de uso de recursos comuns -