Reestruturacao capitalista e a crise dos estados nacionais em 1970
Nas ultimas décadas, diversas alterações no cenário mundial provocaram e continuam provocando profundas mudanças nos processos de reestruturação gerencial em praticamente todos os setores da atividade humana. Diante deste cenário propõe-se a importância do planejamento estratégico organizacional, como ferramenta auxiliar para um gerenciamento das empresas dentro de um mercado totalmente competitivo, que hora se apresenta. Diante deste cenário o planejamento estratégico surge como uma valiosa “ferramenta” de auxilio a alta administração que permiti a criação de planos previamente determinado de metas e estratégias, diminuindo a possibilidade de uma determinada tomada de decisões equivocadas num mercado completamente competitivo e sem margem para erros. Neste contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para alcançar seus objetivos, através da produção de bens ou de oferecimento de serviços. O Planejamento Estratégico tem como meta:
• Planejamento;
• Visão de Futuro;
• Público Alvo;
• Objetivo.
Planejamento:
Em dois anos Gil quer atender os executivos que vem de Salvador para tratar de negócios. Visando principalmente os que precisava ir até Camaçari que fica a 50 km da capital Salvador.
Gil comprou carro de luxo todos equipados com ar condicionado banco de couro e DVD e se propôs oferecer serviço diferenciado como:
Segurança, conforto e rapidez, Gil usou sua influencia em uma instituição financeira onde trabalhou para capitar seus primeiros clientes.
Visão de Futuro:
Gil com um pequeno capital na mão, viu em uma banca de revista a notícia. “Ford Baiana gerará 5 mil empregos diretos”. E junto com elas a chegada dos sistemistas e outras empresas do setor automobilístico. Era a oportunidade que tanto Gil esperava, a vinda de grandes empresa para região de Camaçari BA, logo em seguida Gil deu início a execução de seu projeto. Há criação da ZZZ Transportes, uma empresa