Reentelamento
Jennifer Cazaubon
REENTELAMENTO
Pintor: Saldanha, Rio 1946 (restaurado por Wagner Louza, 2011)
Fonte: http://restauroempintura.blogspot.com.br/p/reentelamento.html
•Reentelamento é a adesão de um tecido protetor, preferencialmente o linho, no verso da tela a fim de preservar sua integridade.
• O linho é preferencialmente usado, pois é um tecido que não deforma com o tempo, diferentemente do algodão, por exemplo, que deforma-se com a umidade.
O reentelamento é um procedimento
•
altamente invasivo e arriscado, só devendo ser cogitado, quando o tecido estiver deteriorado, “puído”, comprometendo a pintura, com grandes deformações ou se existir um rasgo muito grande e este seja extremamente necessário à assegurar a integridade do suporte, pois o tecido guarda características únicas da época em que foi feito. Autor: desconhecido
Fonte: http://restaurodearte.blogspot.com.br/
Autor: desconhecido
Fonte: http://restaurodearte.blogspot.com.br/
• Há varias formas de reentelamento, por vezes usando-se metodologia de procedimentos clássicos e atualmente com procedimentos mais atualizados, possibilitando assim uma maior retratabilidade
•O reentelamento de procedimento clássico é feito com branco-de-chumbo, pasta de farinha ou goma, cera-resina, ou cola aquosa.
Atualmente não é mais indicado, pois apodrece e deixa resíduos difícies de se retirar sendo necessário para sua remoção desgrudar o tecido do reentelamento por trechos e depois raspar com cuidado toda a " cola " restante da tela original, tornando-se assim um processo longo e trabalhoso . Da mesma forma, também é a retirada de reentelamento feito com cera .
Exemplificando, o processo de remoção
•
de reentelamento, segue abaixo, tal procedimento realizado no restauro dos painéis Cenas brasileiras, de Cândido
Portinari, do Banco Central do Brasil.
• Com a tela solta do chassi e com a face pintada virada para baixo, é feito o