Redesenho do Interior da Sala do Departamento de Artes Visuais e Desenho Industrial da UFSM
CENTRO DE ARTES E LETRAS
DEPTO. DE ARTES VISUAIS
CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL – Hab. Projeto de Produto
PROJETO DE MOBILIÁRIO II
Prof.º SERGIO BRONDANI
ANAÍS REGINA MACHRY
REDESENHO DO INTERIOR DA SALA DO DEPARTAMENTO DE ARTES
VISUAIS E DESENHO INDUSTRIAL
Santa Maria – RS
Julho de 2013
1. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo fazer o redesenho do interior da sala do
Departamento de Artes Visuais e Desenho Industrial do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Nesta sala, trabalham três funcionários fixos e dois circulantes, que recebem em média de 10 a 20 pessoas por dia.
Espera-se que através deste projeto se possa melhorar as condições de trabalho destas pessoas, adequando o espaço a elas, com mobiliário apropriado, maior espaço para armazenamento dos materiais da sala e um layout funcional.
2. Justificativa
Ao chegar em seu ambiente de trabalho, os funcionários do Departamento de Artes Visuais e Desenho Industrial se deparam com um lugar abarrotado, que não possui identidade visual, espaço suficiente para a quantidade de material que existe na sala, e cujo mobiliário não é adequado, nem tampouco sua disposição. Com este trabalho, será apresentada uma proposta de melhoria através do mobiliário e layout da sala, a qual pode vir a ser implementada visando o aumento na qualidade das condições de trabalho dos funcionários.
3. Referencial Teórico
3.1. Análise de Materiais
3.1.1. MDF (Medium Density Fiberboard)
O mobiliário que será produzido para a sala será confeccionado predominantemente utilizando chapas de aglomerado de fibras, o MDF, que é feito a partir da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e ação conjunta de temperatura e pressão.
A escolha do material se baseia no fato de ser um material versátil, de baixo custo e por possuir características próximas às da madeira maciça. Apresenta boas propriedades mecânicas, como resistência