Redes Voip
Introdução
A telefonia convencional já anda pelo nosso planeta desde a sua invenção por “Antonio Meucci” e desde a sua invenção, passou de um simples dispositivo de comunicação entre duas divisões da casa para passar a ser parte do nosso dia a dia, nas nossas casas, nos nossos escritórios, os telefones são presença assídua e já não vivemos sem ele.
Após o amadurecimento da internet e dos seus protocolos de comunicação, a aplicação de aplicações de voz passou de uma mera curiosidade para passar a ser uma realidade e uma verdadeira oportunidade de negócio. Aproveitando a infra-estrutura informática já existente, as empresas podiam assim obter equipamentos e estruturas telefónicas a um custo mais reduzido e de mais fácil manutenção, podendo até romper com a ligação contractual entre os tradicionais operadores que muitas vezes eram apelidados de monopolistas.
Ao nível doméstico, a facilidade de comunicação a disponibilidade de inúmeras ferramentas (aplicações) gratuitas na internet, fizeram com que o Voip se massificasse e se tornasse uma realidade amplamente utilizada. Hoje, quase todas as pessoas que têm familiares no estrangeiro, utilizam este tipo de comunicação para estar mais perto dos seus.
“Que força é esta, eu não sei; tudo o que sei é que existe, e está disponível apenas quando alguém está num estado em que sabe exactamente o que quer, e está totalmente determinado a não desistir até conseguir.”
Alexander Graham Bell (1847-1922)
Definição : O que é VOIP?
VOIP, ou também chamado de “Voice Over Internet Protocol” é uma tecnologia que permite o estabelecimento de chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo o sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP. Mesmo não sendo nova, esta tecnologia atingiu recentemente um nível de maturidade e