Redes Sem Fio
A rede sem fio IEEE 802.11, que também são conhecidas como redes Wi-Fi (marca registrada por Wi-fiAlliance) ou wireless, foram uma das grandes novidades tecnológicas dos últimos anos. Atualmente, é o padrão de fato em conectividade sem fio para redes locais. Como prova desse sucesso pode-se citar o crescente número de Hot Spot e o fato de a maioria dos computadores portáteis novos já saírem de fábrica equipados com interfaces IEEE 802.11.
Os Hots Spots, presentes nos centros urbanos e principalmente em locais públicos, tais como Universidades, Aeroportos, Hotéis, Restaurantes etc., estão mudando o perfil de uso da Internet e, inclusive, dos usuários de computadores.
O padrão divide-se em várias partes, que serão apresentadas a seguir.
Como funcionam?
• Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as Redes Wireless estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.
• Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa frequência específica e rejeita as outras portadoras de frequências diferentes.
• Num ambiente típico, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso (Access point) é conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso não apenas fornecem a comunicação com a rede convencional, como também intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular.
Resumo do protocolo IEEE 802.11 Wi-Fi
Protocolo Frequência Sinal Taxa máxima de dados
802.11 Legacy 2,4 GHz DSSS ou FHSS 2 Mbps
802.11a 5 GHz OFDM 54 Mbps
802,11 b 2,4 GHz HR- DSSS 11 Mbps
802.11g 2,4 GHz OFDM 54 Mbps
O 802.11n 2.4 ou 5 GHz OFDM 600 Mbps (Theoretical)
Protocolos Internet (TCP/IP)
Camada Protocolo
5.Aplicação