Redes de Distribuição
REDES DE DISTRIBUIÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Saneamento ministrada pela professora Luciene de Souza do
Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal do Paraná.
PALMAS – PR
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO
O homem tem necessidade de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para todas suas necessidades, não só para proteção de sua saúde, como também para o seu desenvolvimento econômico. Assim, a importância do abastecimento de água deve ser encarada sob os aspectos sanitário e econômico.
A importância sanitária é devida a uma rápida e sensível melhoria na saúde e nas condições de vida de uma comunidade, que a implantação ou melhoria dos serviços de abastecimento traz, principalmente através do controle e prevenção de doenças, promoção de hábitos higiênicos, desenvolvimento de esportes, limpeza pública, etc. As obras de saneamento básico urbano provocam um acréscimo na vida média da população servida, numa diminuição da mortalidade em geral e, em particular na infantil e como consequência uma maior eficiência nas atividades econômicas desta, pela redução do número de horas perdidas com diversas doenças o que possibilita o aumento da renda per capta nacional. Além disso ao se prevenir possíveis doenças economiza-se no tratamento das mesmas. 2 - Qualidades da Água
Água pura, no sentido rigoroso do termo, não existe na natureza, pois a água é um ótimo solvente, e desta forma, nunca é encontrada em estado de absoluta pureza. A água pode conter uma série de impurezas, que vão definir suas características físicas, químicas e biológicas, determinando dessa forma o grau de tratamento necessário para que possa utilizar para um determinado fim.
2.1 - Características Físicas das Águas
Estas características envolvem praticamente aspectos de ordem estética e psicológica, exercendo uma certa