REDES DE COMPUTADORES
Protocolo define uma padronização para processos que ocorrem durante a execução da comunicação entre entidades computacionais. Os padrões definem as regras a serem seguidas pela rede, o formato das mensagens e a preparação dos dados enviados por um programa para o próximo nível da comunicação.
2) Qual é a vantagem de uma rede de comutação de pacotes em relação a uma rede de comutação de circuitos? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?
Por se tratar de um circuito fechado, a comutação de circuito é bastante limitada, quando se trata de numero de usuários na rede, o que claramente é uma vantagem da comutação de pacotes, pois ela permite que mais usuários usem a rede ao mesmo tempo, além de ser mais simples, sem requisição de chamada, podendo enviar arquivos em rajadas e compartilhando recursos.
Em se tratando de TDM e FDM, o TDM leva a vantagem de ter sua transmissão feita digitalmente, o que possibilita a correção de erros em cada estágio da transmissão. Além disso, cada elemento transmissor é alocado em “pedaços” de tempo, o que permite que um elemento envie seus dados através de uma “fatia” de tempo que inicialmente estava alocada para outro elemento transmissor. No FDM isso não ocorre, pois a freqüência do canal está alocada para cada elemento, não havendo mudanças na alocação.
3) Considere dois hosts A e B conectados por um enlace de transmissão de 1,4 Mbps. O tamanho do pacote é de 1,4 Kb (Kilobits). O comprimento do enlace é de 1000 Km.
a) Qual o atraso de propagação de A para B (ou seja, o tempo que leva um bit para ser propagado de A para B) ?
Atraso = D/S =
= (10^6) / (2*10^8) =
= 0.005 s
b) Qual o tempo de transmissão de um pacote originado no host A (ou seja, o tempo que leva para o host A terminar de injetar no enlace o último bit de um pacote)?
Transmissão = L/R =
= (1.4 *10^3 ) / (1.4 * 10^6) =
= 0.001 s
c) Suponha