REDE DE VALOR, COMPLEMENTADORES E COOPETIÇÃO
1010 palavras
5 páginas
Análise estratégica: complementadores.- Rede de valor - Complementadores - Co-opetição
O que é complementador? São produtos ou serviços que viabilizam outros produtos ou serviços para a sua execução de forma mais competitiva ou agregando valor a suas características pessoais. Exemplo: Telefone + internet + pacote de canais, Indústria + Transportadora, etc.
OS NEGÓCIOS SÃO UM JOGO ONDE:
Os jogadores são interdependentes e o mesmo jogador pode ter múltiplos papéis;
As empresas precisam entender de forma ampliada e aprender como moldar este jogo;
Os componentes do jogo ocupam cinco diferentes posições numa rede de valor.
Analisar a cadeia de valor dos produtos ou serviços que a empresa oferece é fundamental para se compreender em que ambiente a mesma está inserida, observar a viabilidade desse produto/serviço no mercado e as oportunidades de melhoria, bem como as chances de expansão; além de constatar as ameaças para o negócio.
A arte de administrar estrategicamente vem da necessidade de compreensão dos fatores internos e externos dessa empresa.
Rede de valor
Compreender a rede de valores vai muito além da compreensão de suas externalidades. A organização é composta de organização informal e formal, onde a informal refere-se ao subjetivismo de cada colaborador dentro da organização e formal se refere às normas e atividades da empresa.
O desafio não está em apenas analisar os fatores que possam fazer com que o produto/serviço atinja o resultado almejado a partir da análise dessa rede de valor como: fornecedores, competidores, complementadores, clientes, etc.; mas convém analisar todas as necessidades de pessoas dentro desse processo (dentro da organização), além de suas necessidades pessoais; é observar como elas reagem às escolhas projetadas e definidas pela empresa. Caso contrário a empresa pode estar gerando um produto/serviço com valor agregado menor que a do concorrente seja pelo custo, conveniência, ou até mesmo pela