Redação de socilogia
o racismo no brasil é um problema social trazido desde aera colonial brasileira, imposta pelos colonos portugueses. De uma forma muito ambígua e não declarada muitas vezes a cor da pele de um individuo é o fator principal para que ele seja bem aceito ou não na sociedade. Isso é a prova de que somos uma nação moderna em vários aspectos como: economia, tecnologia etc... mas quando o assunto é preconceito existe muitas falhas culturais e legislativas.
A Lei nº 7.716/1989 foi considerado um grande avanço nas leis contra a descriminação racial. Diferindo-se da lei Afonso Arinos de 1951, a nova lei de 1989 teve algumas modificações nas penas aplicadas aos agressores. O efeito benéfico da lei de 1951 foi o reconhecimento de racismo no Brasil. Já a de 1989 trouxe algumas questões tratadas como a impunidade e o direito de fiança concedido a crimes raciais. Portanto o crime de descriminação racial é inafiançável na legislação brasileira.
Hoje temos também a política de cotas raciais que facilita a inclusão de negros nas universidades públicas. Segundo muitos pensadores favoráveis a política de cotas esta é uma forma de retribuir os árduos trezentos anos que os africanos dedicaram a nossa nação.
O grande problema do racismo no Brasil é de ser um preconceito sorrateiro. Isto é, mesmo com leis que punem criminosos racistas, o crime prevalece através de dizeres populares, piadas, e também de pessoas que não declaram publicamente o racismo mas agem por de trás de suas máscaras dificultando assim a aplicação da lei ante racista. Em outros países como os Estados Unidos por exemplo desde os tempos coloniais sempre houve uma divisão entre negros e brancos, que facilitou a luta dos grupos menos favorecidos por direitos e espaço na sociedade. os estadunidenses não possuem leis que punam crimes racistas. Mas por haver um maior esclarecimento do problema de uma certa forma os negros tiveram oportunidades de conquistar por exemplo a política de cotas raciais.
A