Recursos patrimoniais
Introdução
O presente trabalho pretende demonstrar como o mundo empresarial tem passado por grandes transformações e como resultado as operações logísticas, cadeia de suprimentos tem-se tornado mais complexas, mais sofisticadas tecnologicamente e mais importantes sob o ponto de vista da competitividade merecendo portanto uma maior atenção das organizações empresariais.
LOGISTICA EMPRESARIAL
Em épocas antigas, havia grandes dificuldades de aquisição e movimentação de mercadorias, pois estas não estavam disponíveis em locais acessíveis quando as desejavam. Alimentos e outros bens de consumo, apesar de serem abundantes, estavam dispersos e disponíveis apenas em alguns períodos do ano, o que tornava o deslocamento dos consumidores e comerciantes um problema para época. As pessoas, muitas vezes, tinham que consumir as mercadorias de imediato nos locais que estavam ou transferí-las para um local de sua preferência, para depois, redirecioná-las para armazenagem final. (CHRISTOPHRE, 1999).
Devido às diversas limitações em relação à ausência de um sistema de transporte e de armazenagem eficientes e eficazes, os indivíduos consumiam apenas aquilo que podiam transportar, além de armazenar mercadorias perecíveis por um período de tempo determinado. Tais limitações forçavam as pessoas a viverem próximo dos centros produtivos e a consumirem uma pequena parte de mercadorias que tinham acesso (CHRISTOPHRE, 1999).
Nos dias atuais, uma empresa deve operar em uma economia de alto nível, com boa eficiência das atividades logísticas, tornando-se um fator de sobrevivência e de vantagem competitiva favorável para o mercado. Assim, as atividades logísticas fornecem a ligação das regiões produtoras e seus mercados, que agora, podem estar separados geograficamente. Com isso, passa a ser a eficiência logística um grande fator de diferencial competitivo para a empresa a nível nacional e internacional, além de sua gestão possibilitar a integração de todas as