Recursos para empreendedorismo
As principais fontes de recursos nos EUA são:
1) as próprias economias do empreendedor e o fluxo de caixa que a empresa começa a gerar
2) cartões de crédito
3) dinheiro da família (parentes próximos) e amigos
4) bancos
5) fundos de capital de risco
No Brasil, o item 2 não se aplica, pois os juros do cartão de crédito são tão altos que matariam qualquer empresa iniciante se esta utilizar apenas desta fonte de recurso para se capitalizar. Porém, os demais itens são praticamente os mesmos.
Um dado interessante tanto nos EUA como no Brasil é a crescente participação dos investidores anjo (pessoa física, sócio capitalista) em negócios em fase inicial de desenvolvimento. E isto deve se intensificar nos próximos anos, com comunidades focadas em investir em negócios, redes sociais voltadas para startups, novas modalidades de microfinanciamento, entre outras iniciativas. No Brasil, há ainda a presença cada vez mais crescente dos bancos estatais, como o BNDES, com o cartão BNDES, através do qual o empreendedor consegue recursos com custos bastante competitivos e juros abaixo da média de mercado.
Em tempos de recessão mundial, as entidades de suporte, governos e demais agentes envolvidos com o empreendedorismo precisam ser criativos, inovar e criar condições mais adequadas ao desenvolvimento sustentável de novas empresas. E os empreendedores precisam estar atentos a estas iniciativas e capitalizar rapidamente sobre