recursos naturais
Desmatamento
Desmatamento no Brasil
O desmatamento, também chamado de desflorestamento se iniciou no Brasil em 1500 com a chegada dos portugueses. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da mata atlântica. As caravelas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado Europeu.Enquanto a madeira era utilizada para fabricação de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada era usada para tingir tecidos.
Desmatamento na Amazônia e Mata Atlântica
O desmatamento é um processo que ocorre no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econômicas e, principalmente, pelo aumento da densidade demográfica em escala mundial, pois isso coloca em risco as regiões compostas por florestas.
Mas depois da Mata Atlântica foi a vez da floresta Amazônica sofrer as consequências da derrubada ilegal de arvores.
O caso da mata atlântica ainda é o mais trágico, pois apenas 9% da mata sobreviveu, várias espécies de animais e vegetais foram extintos neste ultimo século em função do desmatamento.
Atualmente o desmatamento ocorre em “passos largos”, pois anualmente são devastados cerca de 170.000 km2.
As consequências da retirada da cobertura vegetal original são principalmente perdas de biodiversidade, degradação do solo e o aumento da incidência do processo de desertificação, erosões, mudanças climáticas e na hidrografia.
Desertificação
O termo desertificação tem sido utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas desenvolvidas em uma região podem ultrapassar a capacidade de suporte e de sustentabilidade. O processo é pouco perceptível a curto prazo pelas populações locais.
O que acontece é um processo em que o solo de determinados lugares começa a ficar cada vez mais estéril. Isso quer dizer que a terra perde seus