Recursos Naturais
Entre os recursos naturais mais conhecidos estão a água e o petróleo, por exemplo. Ambos produzidos pela natureza, essas substâncias se tornaram essenciais para a sobrevivência da humanidade. Parece que o petróleo não é tão importante quanto à água, por não ser necessário de forma vital para o corpo. Mas bata faltar um dia gasolina em todo o mundo que o planeta entra em colapso.
É interessante notar que é considerado ‘recurso natural’ algo que seja economicamente viável. O próprio termo recurso tem esse significado. Exemplo: preciso de ‘recursos’ para poder comprar uma casa.
Os recursos naturais podem ser renováveis, finitos ou inesgotáveis. Um recurso natural renovável, por exemplo, é a planta. Os finitos são aqueles que não se renovam ou que demoram muito tempo para se desenvolverem, como o petróleo. Os inesgotáveis, como diz o próprio nome, nunca acabam, como o vento.
Depois de especificada a classificação do recurso, existe uma política para uso consciente pela própria necessidade da reposição do material, e até mesmo pelo interesse econômico envolvido a curto e médio prazo. Um recurso natural não pode ser esgotado antes que seja encontrado outro para a mesma função.
Por fim, os povos disputam a posse de alguns recursos. É o caso do petróleo. Existem marcações para delimitar a exploração do recurso em alto mar. Guerras com interesse na matéria foram travadas. O homem briga por um recurso natural pelo fato de ele estar diretamente ligado com o desenvolvimento tecnológico e econômico da nação.