Recursos Materiais e Patrimoniais
Cursos Superiores de Tecnologia
Recursos Materiais e Patrimoniais
Tendências da administração de materiais
São Paulo
2014 – 1º semestre
Índice
1. A importância da Administração de Materiais numa empresa.
2. Principais técnicas de Administração de Materiais (Just-in-Time, Fornecedor Preferencial, Programação de Fornecedores, Kanban, Qualidade em tempo Real e Seis Sigma)
2.1 Just in time
2.2 Fornecedor Preferencial; Programação de Fornecedores
2.3 Kanban
2.4 Qualidade em Tempo Real
2.5 Seis Sigma
3. Técnicas para Gestão de Bens e Equipamentos
4. Técnicas para a Administração de Pessoas.
5. Sistemas de Controle e Informações
6. Processos
7. Tendências
8. Conclusão
1. A importância da Administração de Materiais numa Empresa.
O seu principal objetivo é conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais que a empresa dispõe. No entanto, podemos perceber que existe hoje uma preocupação não só nesta cadeia logística de abastecimento que a gestão de materiais se propõe, pois ela se estende muito além das fronteiras internas da empresa, tendo como objetivo atender ás necessidades dos seus clientes, visando uma busca continua na excelência de seus processos conduzidos pelos seus colaboradores.
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um