recursos hídricos - Geologia
Acadêmico: Luiz Antônio Rachadel Costa
Professor: Manoel Cruz
Disciplina: Geologia Aplicada.
Santarém-Pará
2014.
Introdução
O planeamento de recursos hídricos visa garantir o fornecimento de água de qualidade adequada e quantidade suficiente para suprir a necessidade de uma cidade como Santarém, por exemplo, de modo a possibilitar, em função da disponibilidade dos recursos hídricos, o desenvolvimento das várias atividades dela dependentes, nos tempos e espaços que justifiquem o investimento a realizar e de forma a que haja valorização das águas superficiais e águas subterrâneas, como o aquífero Alter-do-chão, considerado o maior reservatório de água subterrânea do mundo.
Após a definição de um quadro de objetivos, este processo de gestão de recursos hídricos deverá resultar numa avaliação de diferentes alternativas e no estabelecimento de prioridades e calendarização de potenciais projetos, considerando as oportunidades e limitações físicas e de gestão do sistema de valorização da água.
Abastecimento de água
- Conceito:
Um sistema de abastecimento de agua inicia-se pela captação da água bruta do meio ambiente, depois há um tratamento adequado para torna-lo potável e, por última, há a distribuição até os consumidores, em quantidade suficiente para suprir suas necessidades de consumo. Esse sistema pode ser dependendo da necessidade da localidade.
O sistema de abastecimento de água representa o conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos.
Metodologia para o abastecimento de água
1) Captação: a água bruta é captada em mananciais superficiais (barragens, lagos, etc) ou subterrâneos (poços).
Para a constituição de um sistema de abastecimento é muito importante a escolha do manancial,