recursos hdrologicos

841 palavras 4 páginas
Recursos Hídricos para Potabilização

Recursos hídricos para potabilização são os recursos utilizados para captar água potável e disponível para o consumo humano, ou seja, são todos os lugares onde encontramos essa água. Essa água potável pode estar no subterrâneo da terra, em lençóis freáticos, e também na superfície, sob a forma de rios, lagos, mares, oceanos e etc. A captação superficial é feita por bombeamento, através de um conjunto de motobombas que sugam a água do manancial e a enviam para a estação de tratamento. A subterrânea é efetuada através de poços artesianos, perfurações com 50 a 100 metros, feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos. Essa água também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações.
As terras subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para os seres humanos. Aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos. O Brasil ocupa uma posição privilegiada em relação à disponibilidade de recursos hídricos, pois conta com12% dos recursos hídricos do planeta. Atualmente verifica-se uma falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por fossas, esgotos domésticos e industriais, lixões e agroquímicos. O consumo humano, na média nacional, equivale à cerca de 1\3 (um terço) do total de água utilizada no Brasil. Já a irrigação consome 46% dos recursos e as atividades industriais, 18%.
Antes de ser consumida a água passa por um processo de tratamento, um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável.
O tratamento da água tem finalidade higiênica, estética e econômica. A higiênica consiste na remoção de bactérias, elementos venenosos ou nocivos, minerais e compostos

Relacionados