Recursos da substituição
Definição
Recursos pelos quais podemos voltar a referir ou a predicar o mesmo, sem que necessário usar, ao pé da letra, as mesmas palavras.
Assim, é possível substituir uma palavra por um pronome, por um advérbio, ou por uma palavra que lhe seja semântica ou textualmente equivalente.
O recurso coesivo da substituição se subdivide em substituição gramatical e substituição lexical.
A Substituição Gramatical
Esse tipo de substituição consiste em fazer a substituição de uma palavra por um pronome ou por um advérbio. É um recurso reiterativo, uma vez que promove a retomada de referências feitas em segmentos presentes ao texto, criando desta forma, a continuidade.
Desta forma, uma substituição pronominal supõe dois modos de ocorrência, a anáfora e a catáfora.
A anáfora – apresenta uma substituição no texto ou na frase em que se vê um nome em primeiro lugar, e depois o termo antecedente que será retomado pelo pronome.
Exemplo: A casa era por aqui... Onde? Procuro-a não acho.
A catáfora – apresenta uma substituição em que vem o pronome primeiro e depois o nome que, antecipadamente, ele substituiu.
Exemplo: Ele era tão bom, o meu marido!
A Substituição Lexical
A substituição lexical promove a ligação entre dois ou mais segmentos textuais. Implica no uso de uma palavra no lugar de outra que lhe seja textualmente equivalente. Neste recurso pode-se substituir uma palavra por outra utilizando o ato de interpretação, de análise, como o objetivo de se avaliar a adequação do termo substituidor quanto ao que se pretende conseguir.
Essa substituição pode acrescentar em um texto ou uma frase, informações ou dados acerca de uma referência já introduzida.
Exemplo:
Saia de bolinhas, colete preto e cabelos presos, Madona estava mais para a santa Evita que para a demoníaca material girl quando desembarcou em Buenos Aires, nos sábado 20. A tática usada pela pop star era para aplacar um pouco os ânimos