recuperação reabilitação e restauração
PRESIDENTE COSTA E SILVA.
BRUNA LARISSA JUOKOSKI
REABILITAÇÃO, RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO
IRATI
NOVEMBRO, 2014
Bruna Larissa Juokoski
REABILITAÇÃO, RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Meio
Ambiente, na instituição Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, para obtenção de nota parcial bimestral na disciplina de Gestão de Recursos Naturais.
Orientação: Prof°. Igor Zampier.
IRATI
NOVEMBRO,2014
1- REABILITAÇÃO
Reabilitação segundo os dicionários quer dizer “ato ou efeito de ser reabilitado” ou seja, é a reaquisição de algo, voltar a ser como era com algumas alterações adquiridas com o tempo.
1.1- Reabilitação Ambiental de Áreas degradadas
Na visão da Companhia Vale do Rio Doce, a reabilitação ambiental é a busca de uma condição ambiental estável, a ser obtida em conformidade com os valores estéticos e sociais. Esta atividade tem por objetivo dar um determinado uso para o sítio interferido, de acordo com o plano preestabelecido para o uso do solo, além de conferir a referida estabilidade ao meio ambiente. Programas de reabilitação requerem o planejamento e a execução de trabalhos que envolvem geotecnia, processos biológicos (revegetação) e, em alguns casos, hidrogeologia. Este processo ainda inclui a manutenção e o monitoramento destas áreas, após a implantação dos projetos.
Para mostrar o valor necessário à reabilitação final há necessidade de formular os projetos de engenharia. Então poderão ser adotadas as providências precedentes à execução das obras de encerramento e reabilitação, com destaque para a obtenção da aprovação do Plano de Reabilitação da Área Degradada (PRAD) que será de fato implantado, concedida pelo órgão de licenciamento ambiental.
Na visão da EMBRAPA reabilitação é retorno da área degradada a um estado intermediário da condição original, havendo a necessidade de uma intervenção