recliclagem do oleo vegetal
O óleo vegetal, também pode ser reciclado.
Segundo consultas da ONG ECOLEO, apenas na grande são Paulo e coletado em torno de 1,3 milhões de litro de óleo vegetal usados no mês de julho de 2011, o que representa quase 38milhoes de litros de água que deixaram de ser poluídas em São Paulo.
Com muitos locais comerciais, com, por exemplo: bares,restaurantes,pastelarias e entres outros que jogam óleo sujo na rede de esgoto, sabendo que a degradação do óleo no meio ambiente e muito difícil ,por que o óleo forma uma camada muito grossa e se torna um problema, para rios e lagos e aquíferos. O óleo se torna mais leve do que a água, e dificulta na superfície que cria uma camada grossa que dificulta a oxigenação e a entrada da luz , que isso compromete a base da cadeia alimentar aquática.
O descarte dessa material de forma inadequada “no esgoto” pode causa entupimento que isso cria uma força q pode ocorrer uma infiltração nisso pode atingir o lenço freático.
Para desentupir são usados produtos químicos altamente toxico,q eu cria uma cadeia preciosa. O reuso de materiais é uma das melhores formas de contribuir com a diminuição do uso impactante dos recursos naturais, que diante da quantidade de óleos produzida em grandes centros, demonstrou-se viável do ponto de vista técnico e econômico a sua coleta e transformação em biodiesel para posterior utilização nas frotas de ônibus urbanos, caminhão e/ou motores estacionários movidos a diesel.
Processo de Reciclagem
A transformação do óleo de cozinha em energia renovável começa pela filtragem, que retira todo o resíduo deixado pela fritura. Depois é removida toda a água misturada ao produto. A depender do óleo, ele passará por uma purificação química que irá retirar os últimos resíduos. Esse óleo "limpo" recebe então a adição de álcool e de uma substância catalisadora. Colocado no reator e agitado a temperaturas específicas, ele se transforma em biocombustível e após o refino pode ser