Graduanda
TECNOLOGIA GOIANO – CÂMPUS RIO VERDE
FATORES PRÉ-COLHEITA E COLHEITA
Docentes: Helder Santos
Fabrício Carvalho
Henrique Amaral
Leonardo
Mariana Prado
Nathália Lopes
Rio Verde - GO
Maio, 2014
1. Introdução
As pesquisas pós-colheita são direcionadas para o prolongamento da vida útil do produto, mantendo sua qualidade desejável. Para alcançar esse objetivo, são direcionadas para o comportamento do próprio produto como respiração, transpiração, aparência externa, aroma, sabor, composição química e outros atributos do vegetal em si. Existem ainda outros aspectos não inerentes ao produto, como aspectos précolheita, como cultura, influenciada pela nutrição mineral, manejo do solo, poda, portaenxerto, produtos químicos utilizados em pulverizações, irrigação e etc. Os fatores ambientais ou climáticos, como temperatura, luz, vento, altitude, umidade relativa, precipitação e textura de solo, também são de grande importância para a qualidade.
Nos dias atuais, as características de produção devem ser intimamente ligadas aos fatores pré-colheita, dessa forma o sistema de produção deve ser bem caracterizado, direcionando-se para o destino do produto, ou seja, o consumo imediato, o armazenamento a curto, médio e longo prazos, ou para o processamento. Assim algumas práticas culturais são pesquisadas no intuito de verificar o melhor comportamento do produto pós-colheita.
Portanto, é indispensável que as tecnologias utilizadas em ambas as fases sejam integradas, para que produtos com elevada produtividade, excelente grau de qualidade e inócuos á saúde possam estar disponíveis á mesa do consumidor.
1.1 Interação entre os fatores pré-colheita e a qualidade do produto
Os fatores pré-colheita tem influencia marcante na qualidade e no período de vida útil dos produtos hortícolas na fase pós-colheita. O tempo de armazenamento, respiração, transpiração, composição química, aparência externa, estrutura