Reciclagem
DOCENTE: MARIA IVANILDA SOUZA
DISCENTE: ELAINE SOUZA
LUSLENE VASQUES
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Rio Branco – Acre
2013
QUESTÕES SOBRE O TEXTO
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
1 – Explique o que há em comum nas concepções antropológicas desde a Antiguidade grega até o século XVIII. Discuta em que medida essa concepção antropológica ainda está arraigada no imaginário de muito educadores.
R: No decorrer da historia a educação do homem esteve num entrave de concepções, na essencialista, naturalista e histórico-social. A concepção essencialista (ou metafísica) onde o professor ajuda o indivíduo a se lembrar, a colocar pra fora o que já existe dentro de cada um. Nessa concepção encontram-se três coisas que podem fazer os homens bons e dotados de qualidades morais, quais sejam a natureza, o hábito e a razão são aspectos que devem harmonizar entre si, o enfoque era metafisico típico de a filosofia antiga onde educar estava voltado para a perfeição, para aquilo que poderia a vir a ser. A concepção naturalista, caracterizou-se pelo conceito de Humanidade. Com a inauguração de uma nova maneira de pensar, em todas as áreas. Nessa fase, Descartes afirmava que o ser humano era formado pela parte pensante e pela parte material. A tendência foi reforçada por Comte, por considerar a ciência como único conhecimento possível. Na concepção histórico-social, podemos dizer que mudou-se totalmente o foco do mestre para o aluno e ao por a consciência moral no centro da visão de humanidade. Podemos perceber que é necessário conhecer a clientela com a qual iremos trabalhar.
2 – O desenvolvimento das ciências da natureza marcou de maneira forte a concepção antropológica naturalista. Analise as repercussões dessa tendência na pedagogia.
R: No decorrer do século XX quando as ciências humanas começaram a se constituir como