Reciclagem
Primeiramente, é preciso que o aluno tome consciência do quanto o lixo é nocivo; para tanto, pode-se utilizar exemplos que o aluno possa relacionar com fatos que muitas vezes ele vê, mas às vezes não sabe que são causados pelo lixo. Como por exemplo, pode-se mostrar para o aluno a forma como simples sacolas plásticas podem entupir bueiros e causar enchentes. Uma boa dica é mostrar para os alunos o tempo que cada material leva para se desfazer na natureza. Assim, seria interessante que se montassem painéis ou cartazes em cartolina que mostrassem uma tabela desses materiais e o que eles podem causar se jogados diretamente na natureza, além do tempo que levarão para se acabar.
Outra possibilidade é trabalhar de forma diferente com cada material. Inicialmente seria interessante que se buscasse reaproveitar alguns materiais que de forma diferente seriam descartados diretamente em lixões. As garrafas PET, por exemplo, são muito bem reaproveitadas e de muitas formas diferentes. Basta fazer uma pequena pesquisa e o professor encontrará varias possibilidades de se reaproveitar esse material que vão desde coisas muito simples como um porta escovas de dente, ou bonecas, carrinhos e podem chegar até objetos sofisticados como sofás e vassouras. Encontre algo fácil de fazer e proponha uma atividade prática, onde os alunos procurem o próprio material e trabalhe com ele.
Mais uma forma de conscientização é mostrar objetos como garrafas e pneus podem causar, de forma indireta, epidemias como a dengue, pois acumulam água em época de chuva e assim servem de criadouros para mosquitos.