Reciclagem
A reciclagem de materiais descartados compreende basicamente as seguintes etapas: * Coleta e Separação (Triagem por tipos de materiais (papel, metal, plásticos, madeiras tc.). * Revalorização (Etapa intermediária que prepara os materiais separados para a sua transformação em novos produtos). * Transformação (Processamento dos materiais para geração de novos produtos).
Tipos de reciclagem
A reciclagem de materiais tem três versões básicas: * Reciclagem Química * Reciclagem Mecânica * Reciclagem Energética
;
A reciclagem química reprocessa plásticos transformando-os em petroquímicos básicos: monômeros ou misturas de hidrocarbonetos que servem como matéria-prima, em refinarias ou centrais petroquímicas, para a obtenção de produtos nobres de elevada qualidade.
O objetivo da reciclagem química é a recuperação dos componentes químicos individuais para serem reutilizados como produtos químicos ou para a produção de novos plásticos.
Essa reciclagem permite tratar mistura de plásticos, reduzindo custos de pré-tratamento, custos de coleta e seleção. Além disso, permite produzir plásticos novos com a mesma qualidade de um polímero original.
Os novos processos de reciclagem química desenvolvidos permitem a reciclagem de misturas de plásticos diferentes, com aceitação de determinado grau de contaminantes (ex.: tintas, papéis etc.)
Existem vários processos de reciclagem química, entre eles: HIDROGENAÇÃO | As cadeias são quebradas mediante o tratamento com hidrogênio e calor, gerando produtos capazes de serem processados em refinarias. ) Acréscimo de hidrogênio a um composto, especialmente a uma gordura insaturada ou ácido graxo; assim, asgorduras moles ou óleos são solidificados ou "endurecidos". | GASEIFICAÇÃO | Os plásticos são aquecidos com ar ou oxigênio, gerando-se gás de síntese contendo monóxido de carbono e hidrogênio. | QUIMÓLISE | Consiste na quebra parcial ou total dos plásticos em monômeros