Reciclagem de vidros
O vidro é um material não-poroso que resiste a temperaturas de até 150°C (vidro comum) sem perda de suas propriedades físicas e químicas. Esse fato faz com que os produtos possam ser reutilizados várias vezes para a mesma finalidade.
O vidro é 100% reciclável, não ocorrendo perda de material durante o processo de fusão. Para cada tonelada de caco de vidro limpo, obtém-se uma tonelada de vidro novo. Além disso, cerca de 1,2 tonelada de matéria-prima deixa de ser consumida.
Além da redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza, a adição do caco à mistura reduz o tempo de fusão na fabricação do vidro, tendo como conseqüência uma redução significativa no consumo energético de produção. Também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários.
Processo de Reciclagem do Vidro
O grande problema do vidro consiste na coleta dos materiais, e o maior cuidado a ser tomado no processo de reciclagem do vidro e consiste na retirada das impurezas presentes no material.
Todo cuidado deve ser tomado em relação às impurezas para que o reciclador ou coletador possa agregar mais valor ao produto.
Os principais contaminantes presentes no vidro e que devem ser separados são os gargalos de metal, tampas e outros materiais diferentes presentes neste tipo de embalagem.
Os cacos devem chegar as vidrarias isentos de qualquer impureza de outra natureza tais como pedras, pedaços de madeira, ferro, plásticos, etc. Todos estes materiais provocam algum tipo de problema na hora da fabricação, alguns interferindo na qualidade final do produto outros podendo inclusive causar danos ao forno.
Nem todo tipo de vidro pode ser reciclado devido a presença de produtos diferentes dos usados em embalagem na sua composição original.
O ideal é que o vidro