Reciclagem de papel e papelão
Introdução___________________________________________________p.03
Origem do papel e papelão¬¬¬______________________________________p.04
Propriedades do papel e papelão_________________________________p.05
Estrutura do papelão___________________________________________p.06
O processo de obtenção de celulose branqueada____________________p.07
A fabricação e utilizações do papel________________________________p.09
Fabricação do papelão_________________________________________p.10
Reciclagem do papel e papelão___________________________________p.11
Conclusão___________________________________________________p.16
Referências Bibliográficas_______________________________________p.17
Introdução
O papel e o papelão estão entre os produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não estão sendo mais utilizados, podem passar por um processo de reciclagem que garante um reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.
A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente, pois quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, afinal, árvores deixaram de ser cortadas. Existem alguns tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, etc. Entretanto, o foco de nosso trabalho será na reciclagem do papel e do papelão.
Atualmente cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado e o percentual varia de acordo com o tipo de papel: papéis ondulados (tipo caixa de papelão) tiveram uma taxa de reaproveitamento de 79.5% em 2007; e papéis de escritório (revistas, folhetos, papéis de carta, papel branco, etc.) tiveram no mesmo ano um reaproveitamento de 38.1%, o que representa 817 mil toneladas de papel de escritório.