reciclagem CIPATR
PARA BRIGADISTA
SUMÁRIO
01. CONCEITOS E DEFINIÇÕES 20 02. AVALIAÇÃO DA VÍTIMA 20 03. PROCEDIMENTOS INICIAIS 21 04. LIBERAÇÃO DE VIAS AÉREAS 22 05. PARADA RESPIRATÓRIA 22 06. PARADA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA 23
07. FERIMENTOS 25
08. HEMORRAGIAS 25
09. ESTADO DE CHOQUE 27
10 QUEIMADURAS 27
11. FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSE 28
12. RESGATE DE ACIDENTADO 29
13. TRANSPORTE DE ACIDENTADO 31
01- CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Atendimento pré–hospitalar: Prestação de primeiros socorros antes de encaminhar uma vítima para um hospital, pode ser feita por socorristas, profissionais de emergência, ou da área médica.
Caso clínico: Enfermidade imprevista que se origina no próprio organismo da vítima podendo provocar lesão ou alteração de seu estado de saúde.
Manobra invasiva: Procedimento realizado por profissional da área médica, no qual a vítima sofre uma intervenção que invade seu organismo. Exemplo: Injeção de drogas, incisão na pele, etc.
Ocorrência: evento causado por fenômeno natural ou atividade humana que requer a ação de profissionais de emergência para prevenir ou diminuir danos pessoais, a propriedade e ao meio ambiente.
Primeiros socorros: Tratamento imediato e provisório ministrado à vítima de acidente ou enfermidade imprevista, geralmente no próprio local do evento, até que seja possível um atendimento médico.
Resgate: Ação de resgatar, retirar vítimas de ambientes inóspitos, para facilitar as ações de primeiros socorros e o próprio transporte da vítima.
Socorrista: Qualquer pessoa que tenha treinamento mínimo para abordar uma vítima de acidente ou enfermidade imprevista, determinar o que está acontecendo, aplicar primeiros socorros, providenciar