RECIBO
MM. Juízo,
A ação ora proposta deve ser julga procedente. Senão, vejamos:
I – SOBRE OS FATOS.
1.) Trata-se de ação de cobrança pelo rito ordinário em que o autor é credor de uma dívida contraída pelo réu, referente a um contrato de venda e compra de um cavalo, no valor de R$....., cujo vencimento ocorreu no dia ..../..../.... e passado mais de dois meses, o réu fora notificado extrajudicialmente (docs. fls. ....) para efetuar a quitação da dívida, todavia, sem qualquer manifestação no sentido de adimplir sua obrigação, o que configura a mora de pagamento, sujeitando-se ao pagamento do principal, dos juros, da correção monetária e da multa contratual, de acordo com as cláusulas xxx do contrato (doc. fls.... ).
II – SOBRE OS FUNDAMENTOS (OU DE ALGUM ATO PROCESSUAL OCORRIDO QUE SEJA INTERESSSANTE SER RESSALTADO EM FAVOR DO AUTOR, OU EM PREJUÍZO DO RÉU)
2.) Realizada a audiência de instrução e julgamento, com a apresentação da contestação pelo réu (fls.....) e ouvidas as partes e testemunhas (fls....), observa-se que o réu, em seus depoimentos em conformidade com a ata de audiência (fls. ) diz que celebrou o contrato, confessando que não quitou a dívida, por se encontrar em dificuldades financeiras, o que contraria os depoimentos das testemunhas conforme ata de audiência (fls.....) que achavam que o réu havia quitado a compra e venda efetuada, todavia, desconhecendo o contrato estabelecido entre as partes, e por fim, alegam que tiveram conhecimento por terceiros dessa quitação, sem ter sido informado pelo réu, o que fica totalmente prejudicado depoimento da testemunha, pois nada foi provado acerca da quitação da dívida inadimplida pelo réu. Ao mais, verifica-se que na contestação (fls....), a despeito do réu alegar que nada devia ao autor, nada apresentou como prova cabal das suas alegações, tampouco, o recibo de quitação da dívida, o que não extingue e nem modifica os direitos do autor em cobrar a dívida vencida e não paga no