receptores sensoriais
Os olhos são órgãos especializados em extrair da luz incidente informação sobre a variação da intensidade luminosa no espaço e no tempo, desencadeando uma série de respostas comportamentais e metabólicas (LENT, 2008).
O olho é formado pelo globo ocular, nervo óptico e estruturas acessórias - pálpebras, conjuntiva, aparelho lacrimal e músculos extra-oculares. O globo ocular contém o humor aquoso, a íris, o cristalino e o humor vítreo, sendo envolvido por três túnicas ou capas. Os músculos extraoculares, encontrados cobrindo o globo ocular posteriormente ao ponto de inserção da conjuntiva, são por sua vez recobertos por uma cápsula, fáscia bulbi (cápsula de Tenon).
A túnica externa ou capa fibrosa do globo consiste em uma porção anterior transparente denominada córnea e em uma porção posterior opaca, a esclerótica. A túnica vascular (trato uveal) ou capa média é composta pela coroide, corpo ciliar e íris. A túnica nervosa (retina) ou capa interna é transparente e sensível à luz. Embriologicamente, a retina é parte do cérebro e o nervo óptico é um trato cerebral.
O cristalino está suspenso no interior do globo por um anel de tecido denominado corpo ciliar, ficando anteriormente a ele o humor aquoso que é transparente e, posteriormente, o humor vítreo, também transparente. A íris é um diafragma que separa o humor aquoso em duas câmaras, uma anterior é outra posterior. Sua abertura central denomina-se pupila. Mudanças morfológicas no olho podem ser verificadas por simples inspeção visual; por meio do oftalmoscópio, radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
- Pálpebras e sistema lacrimal cãezinhos, gatinhos, ratos, coelhos e camundongos nascem com as pálpebras cerradas. Os olhos abrem-se após uma a duas semanas de vida, porém ambos nem sempre se abrem no mesmo dia. Equinos, ruminantes, suínos e cobaias nascem com os olhos abertos. Aves nidífugas, como as galinha, já saem dos ovos com os olhos abertos, enquanto as