Recapitula o da Escola do Minist rio Teocr tico

1069 palavras 5 páginas
Recapitulação da Escola do Ministério Teocrático
(Semana de 28 de Abril de 2014)
1. Foi seu desejo de querer agradar a Deus. Embora não existisse nenhuma lei que proibisse a fornicação ou adultério, José conhecia o ponto de vista de Jeová sobre o adultério, talvez por meio de Tradições cristãs transmitidas oralmente ou por meio de exemplos. Saber de tudo isso com certeza reforçou os alertas da consciência herdada de José, levando-o a rejeitar a imoralidade sexual.—Gênesis 2:24; 12:17-19; 20:1-18; 26:7-14.

2. Porque assim como no caso de José, Jeová pode mudar as circunstâncias em favor daqueles que o servem. Quando ocorrem adversidades, é sábio confiarmos em Jeová e permanecer fiéis a ele.
3. José tinha base para estender misericórdia. Ele já havia observado evidências de que estavam arrependidos. Por exemplo, quando José acusou seus meios-irmãos de serem espiões, ele os ouviu dizerem entre si: “Somos indubitavelmente culpados com respeito ao nosso irmão . . . É por isso que esta aflição veio sobre nós.” (Gênesis 42:21) Além disso, Judá oferecera-se para tornar-se escravo em lugar de Benjamim, para que o rapaz pudesse ser devolvido ao pai. — Gênesis 44:33, 34.
Assim, a misericórdia de José era justificada. Na verdade, ele percebeu que fazer isso poderia resultar na salvação de sua inteira família. Por isso, José mandou seus meios-irmãos retornar ao seu pai, Jacó, e dizer-lhe: “Assim disse teu filho José: ‘Deus me designou senhor para todo o Egito. Desce a mim. Não te demores. E tens de morar na terra de Gósen e tens de continuar perto de mim, tu e teus filhos, e os filhos de teus filhos, e teus rebanhos, e tuas manadas, e tudo o que tens. E vou suprir-te ali de alimento.’” — Gênesis 45:9-11.
4. Ao lutar a favor do povo de Deus, Ester e Mordecai cumpriram outra profecia bíblica. Mais de 1.200 anos antes, Jeová inspirou o patriarca Jacó a predizer o seguinte sobre um de seus filhos: “Benjamim continuará a dilacerar como lobo. De manhã comerá o animal apanhado e à

Relacionados

  • Recapitula O Da Escola Do Minist Rio Teocr Tico FEV
    1501 palavras | 7 páginas