Reações do Cátion Zn
O zinco forma compostos somente no estado de oxidação +2. Seu hidróxido, como os de Cr3+ e Al3+, é anfótero. O zinco, como o cádmio, pertence ao grupo 2B da tabela periódica, e forma com amônia o íon complexo Zn(NH3)42+.
Reação com Hidróxido de Sódio – NaOH
Em um tubo de ensaio, adiciona-se 20 gotas de ZnCl2, logo após algumas gotas de NaOH 3M são colocadas. Segue a seguinte reação:
ZnCl2 + 2NaOH → Zn(OH)2↓ + 2NaCl
No produto há a formação de um precipitado branco. Se é adicionado hidróxido de sódio em excesso, o precipitado de hidróxido de zinco irá se dissolver, formando uma solução incolor de íons zincato. Logo:
Zn(OH)2 + 2OH- → Zn(OH)42-
Vale ressaltar que adicionando-se ácido –usado HCl para o experimento-, lentamente e com agitação inicialmente reprecipitará o Zn(OH)2, que logo após se dissolvera em meio ao excesso de ácido.
Zn(OH)42- ↓ + 2H- → Zn(OH)2↓ + 2H2O
Reação com Hidróxido de amônio – NH4OH
Em um tubo de ensaio, adiciona-se 20 gotas de ZnCl2, logo após NH4OH, forma-se então um precipitado branco gelatinoso. Seguindo a reação:
Zn2+ + 2NH4OH ↔ Zn(OH)2↓ + 2NH4
Com o excesso de reagente, há a formação do complexo incolor de tetraaminzinco.
Zn(OH)2 ↓ + 4NH3 ↔ [Zn(NH3)4]2+ + 2OH-
Vale ressaltar que a adição de sais de amônio desloca o equilibro, provocando a dissolução do precipitado.
Reação com Sulfeto de Sódio (Prova especifica) - NaS
Em um tubo de ensaio, adicionar 5 gotas de ZnCl2, 8 gotas de CH3OOH 2M e agitar bem. Adicionar 2 gotas de NaS e agitar bem, a solução turva-se indicando a presença de Zn+2, forma-se então um precipitado branco. Seguindo a reação:
ZnCl2 + NaS → ZnS↓ + NaCl
Reação com ferricianeto de potássio (Prova especifica alternativa) –K3[Fe(CN)6]
Repetir o processo feito na prova especifica de NaS, substituindo o NaS por K3[Fe(CN)6] - ferricianeto de potássio-. Colocar 5 gotas de ZnCl, 5gotas de CH3OOH 2M e 5 gotas de K3[Fe(CN)6].
Zn2+ + 2[Fe(CN)6] → Zn[Fe(CN)6]2 ↓
Ocorrerá a