Reaproveitamento
MATERIAIS E TÉCNICAS UTILIZADAS NO PROJETO
1.1.1 APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR
Trabalhamos com a utilização de coletores de energia de placas fotovoltaicas colocados sobre o telhado. Estes coletores são formados por uma placa de vidro que isola do ambiente externo aletas de cobre ou alumínio pintadas com tintas especiais na cor escura que absorvem o máximo de radiação. Ao absorver a radiação, estas aletas deixam o calor passar para tubos em forma de serpentina geralmente feitos de cobre.
Dentro desses tubos existe água, que é aquecida antes de ser levada para o reservatório de água quente. Os reservatórios são cilindros de alumínio, inox ou polipropileno com isolantes térmicos para que mantenham pelo maior tempo possível a água aquecida. Uma caixa de água fria abastece o sistema para que o boiler fique sempre cheio. Como estamos num país tropical, o funcionamento deste tipo de energia é totalmente viável.
Figura 4: Método utilizado para aproveitamento da luz solar.
Fonte: Google Imagens
1.1.2
APROVEITAMENTO
DE ÁGUA DA CHUVA ATRAVÉS DE
CISTERNAS
É utilizado telhado e calhas como captadores de água da chuva, que é dirigida para um filtro autolimpante que remove detritos e é levada para uma cisterna
(reservatório de água subterrâneo ou externo).
Para evitar sedimentação do fundo da cisterna se mistura a água e esta é canalizada até o fundo, e por meio de um freio d’água ela é levada para cima sem causar turbulência na base. Estocada ao abrigo da luz e do calor, a água armazenada se mantém livre de bactérias e algas durante um longo período, diversos meses.
O seu uso inclui a descarga dos banheiros, torneiras externas para irrigação de jardins, limpeza de pisos e calçadas, lavagem dos carros, entre outros usos.
Figura 5: Método utilizado para reaproveitamento de água da chuva.
Fonte: Google Imagens