reaproveitamento de resíduos sólidos na construção civil
A abordagem do tema “Reciclagem de resíduos na construção civil em Feira de Santana: Um estudo sobre aterros e entulhos”, revela uma importante reversão no nível de prioridade que o assunto normalmente preenchia, não apenas na concepção e produção da edificação, mas dentro das cadeias produtivas do setor da Construção Civil. A legislação própria relacionada aos resíduos gerados pelo setor estabelece a responsabilidade pela geração ao que antes era conhecido apenas por entulho.
A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. Uma construção, por menor que seja, incorpora grande quantidade de materiais que no final das obras geram grande quantidade de resíduos, poluindo o ambiente.
Muitas cidades brasileiras já criaram e lidam muito bem com centrais de reciclagem do resíduo gerado pela construção e pela demolição, produzindo agregados utilizados predominantemente como sub-base de pavimentação e isso inclui Feira de Santana, na Bahia. A reciclagem de resíduos pela indústria da construção civil vem se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade seja atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor ou reduzindo os custos.
2. TEMA
O tema que será trabalhado pelo nosso grupo é “A reciclagem de resíduos na construção civil em Feira de Santana: Um estudo sobre aterros, entulhos e sustentabilidade”.
3. PROBLEMA
Como a reutilização de resíduos da construção civil vai favorecer o meio-ambiente?
4. HIPÓTESE
A industrialização e o crescente desenvolvimento urbano desencadeou uma grande preocupação com as questões ambientais