Reanimação cardio pulmonar
Escola Superior de Educação Física
Nome:
Disciplina: Socorros de Urgência em Educação Física
Período:
Recife,2 de agosto de 2012. INTRODUÇÃO Neste trabalho vamos abordar a Reanimação cardiopulmonar citando um breve histórico e procedimentos básicos desse conjunto de manobras utilizado em muitos casos traumáticos derivados de acidentes automobilísticos e lesões por arma de fogo. Seu alvo principal é o adulto jovem (68% dos casos).
DESENVOLVIMENTO A ressuscitação cardiopulmonar, reanimação cardiopulmonar (RCP) ou ainda reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa.
Breve Histórico: As referências históricas das manobras de respiração cardiopulmonar (RCP) datam desde a Antigüidade. Existem indicações desta prática no antigo Egito a mais de 5000 anos. Alguns relatos ocorreram através dos tempos, porém sem nenhuma base científica. Estas técnicas apresentavam resultados discutíveis.
No século passado, vários métodos de ventilação foram sugeridos podendo-se citar: método Schafer , método do rolamento de Marshall Hall, método de compressão torácica de Howard, método da elevação dos membros superiores de Silvester. A possibilidade de reversão do estado terminal só se tornou possível a partir de 1900 em ambiente hospitalar e por volta de1960 em ambiente extra-hospitalar. O desenvolvimento da moderna RCP tem permitido que se modifique o curso da morte. De 1906 até