Rea O Adversa A Medicamentos
O que é Reação Adversa à Medicamento – RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011). O que fazer ao identificar uma possível RAM? Ao se identificar uma possível RAM é necessário que seja realizada uma “notificação”.
A notificação de RAM consiste na comunicação, através de um sistema informatizado, por profissionais de saúde e usuários, de suspeitas de RAM manifestadas após o uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, derivados do sangue, entre outros.
Por que notificar?
A notificação é importante para o monitoramento dos produtos, comercializados no país, sujeitos à regulação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Torna possível a criação de um banco de dados em que informações técnicas sobre segurança e eficácia destes produtos possam subsidiar as ações regulatórias no mercado brasileiro.
Por meio da notificação se obtém informações necessárias para retroalimentação dos processos de revalidação de registros de produtos e certificação de Boas Práticas de Fabricação de Produtos (BPF), publicação de alertas, retirada de produtos do mercado e inspeções em empresas, assim como procedimentos do setor regulador para redução de risco sanitário nas investigações de agravos. Apenas devo notificar RAM? Não, deve-se notificar: RAM - Reação Adversa a Medicamentos:
Qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas;
Inefetividade terapêutica:
Ausência ou a redução da resposta terapêutica esperada de um medicamento, sob as condições de uso prescritas ou indicadas em bula;
Queixa Técnica em Medicamentos:
Alterações