RC paralelo pronto
Disciplina: Análise de Circuitos Monofásicos Prof.o:
Circuito RC Paralelo
Brasília, 22 /04/ 2015
Objetivo:
Observar o comportamento do circuito RC paralelo com o respeito a diversas características na tensão, na corrente, na potência no fator de potência, e na relação entre os componentes no circuito.
Materiais Utilizados
Nome: Frequencímetro, Amperímetro, Voltímetro, Wattímetro, Cosfímetro, resistência e impedância.
Capacitor 15 uF.
Resistor 50Ω R1
Resistor 50Ω R2
Marca: WEG
Fabricante: WEG
Procedência: Laboratório de Eletricidade ETB.
Introdução Teórica
Com o material fornecido e já citado anteriormente, montou-se um circuito RC paralelo, mostrado em seguida, efetuou-se a medida da frequência, corrente, tensão, potencia, fator de potencia, queda de tensão no resistor e queda de tensão no capacitor, e montou-se a tabela 1 que será mostrada em seguida.
Desenvolvimento
Com as medidas realizadas na parte experimental para um circuito RC paralelo citado anteriormente foi montada a tabela 1, mostrada a seguir:
Cálculos
Conclusões
Observamos através deste experimento que analise de circuitos elétricos em corrente alternada requer um tratamento especial uma vez que os parâmetros de eletricidade apresentam uma variação no tempo. Como a análise de circuito desta forma se torna complicada, passamos a fazê-la no domínio da frequência, de onde surge o conceito de fasor.
Em corrente alternada, os elementos passivos indutivos e capacitivos passam a ter influência no sistema, o que acontecia em corrente continua. Isto por que a influência desses elementos se dá através das suas