Razonetes - apoio para estudo
DANIELA CABRAL DOS SANTOS
RA: B149922
GRUPO SCHINCARIOL: Estudo de Caso
SÃO PAULO
2012
GRUPO SCHINCARIOL – Estudo de Caso
1. Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989? Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas líderes de mercado?
A decisão da empresa pela entrada no mercado de cervejas se deu em um momento oportuno, quando as tradicionais fabricantes não vinham dando conta de suprir a demanda nacional pelo consumo da bebida. Os administradores da Schincariol optaram por enfrentar a concorrência através de uma estratégia de preço baixo e para garantir a competitividade a empresa adotou um rígido controle de produção e distribuição.
2. Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?
Nelson Schincariol foi um presidente centralizador e durante um período de importante crescimento para empresa isso representou um atraso no desenvolvimento de diversos setores. Com o seu falecimento ficava mais evidente a necessidade de renovação, problemas como a desaceleração das vendas, rejeição ao produto (os consumidores associavam a marca a falta de qualidade e pessoas de baixa renda), equipe de vendas desmotivada e a concorrência se expandindo tornavam urgente uma reação do grupo.
3. Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou uma decisão não programada? Como você avalia a eficácia da decisão?
O grupo decidiu criar a Primus em 2002 com intuito de: * Atender os consumidores de todas as classes, principalmente os de alta renda; * Produto de excelente qualidade; * Concorrer de igual para igual com as demais marcas, * Diminuir a dependência do grupo da cerveja Schincariol tradicional; * Aproveitar o canal de distribuição, já bem sucedido com a linha