Rastafarianismo
“Enquanto os cientistas tentam descobrir como o mundo é por uma visão de fora, nós encaramos a vida, de dentro olhando para fora”
Definição
O rastafarianismo é um movimento religioso que proclama
Hailê Selassiê I, imperador da
Etiópia, como a representação terrena de Jah (Jave). Este termo advém de uma forma contraída de
Jave encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei James. O termo rastafári tem sua origem em
Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari
("da paz").
Origem
O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses afrodescendentes em meados dos anos 20, iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de
Selassiê como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope.
O movimento surgiu por conta da exploração que sofria o povo jamaicano, o que favorece o surgimento de ideias religiosas e líderes messiânicos.
O movimento cresceu
Alguns dos fatores inerentes ao seu crescimento incluem o uso sacramentado da maconha, aspirações políticas eafrocentristas, incluindo ensinamentos do publicista e organizador jamaicano Marcus Garvey, o qual ajudou a inspirar a imagem de um novo mundo com sua visão política e cultural.
O movimento rastafári se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigração e do interesse gerado pelo ritmo do reggae mais notavelmente pelo cantor e compositor de reggae jamaicano Bob Marley. No ano 2.000 havia aproximadamente um milhão de seguidores do rastafarianismo pelo mundo. Por volta de 10% dos jamaicanos se identificam com os rastafáris.
Estilo de Vida
Os Rastas são vegetarianos. As bebidas são, preferentemente, herbais. O licor, leite ou café são vistos como pouco saudáveis. Ganja, marijuana, cannabis é uma erva medicinal milenar usada pelos
Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e