rascunho , influencia no romantismo
O Romantismo foi um grande movimento cultural, que se deu na Europa e nas Américas, na virada do século XVIII para o XIX. Apesar de alguns importantes traços em comum, cada país teve seu próprio movimento romântico. O romantismo estava associado a um espírito de época , no qual os indivíduos reinvindicavam uma maior liberdade de pensamento e expressão, além de igualdade de direitos.
O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Características gerais: * a valorização dos sentimentos e da imaginação;
* o nacionalismo;
* a valorização da natureza como princípios da criação artística; e
* os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
a influência da Revolução Francesa no Romantismo
O Romantismo Inglês foi profundamento influenciado pela Revolução Francesa (1789) em sua fase inicial. Seus principais mentores viam naquele movimento político o início de uma nova era.
Mais adiante, a virada da Revolução Francesa - com a ascensão de Napoleão ao trono - consternou a todos, mas os ideais já estavam firmemente incorporados a uma nova mentalidade.
A base foi a Revolução Francesa (1789), com pensamentos que deram forças a este estilo literário, dentre eles tem-se:
- Idéias igualdade Liberalismo Francês
- Liberdade
-