rascunho do tcc
Sensório motor
O desenvolvimento sensório-motor é uma fase que vai do nascimento até aos dois anos de idade sendo marcada pelo egocentrismo que não acaba nessa etapa pois se estende até aos sete anos de idade.
O bebê acha que é o centro do universo buscando ações prazerosas e vantajosas. É uma fase que ela tem como referencia de mundo externo e interno o seu próprio corpo conseguindo administrar alguns reflexos que são básicos.
É uma fase anterior a linguagem sendo marcada pelo desenvolvimento da percepção do corpo e dos objetos ao redor conseguindo realizar ações lógicas como aproximar e afastar objetos dependendo da vantagem que deseja obter. O mundo é uma extensão do seu próprio corpo.
O ápice dessa fase é alcance de um equilíbrio mental que consegue achar objetos escondidos pelos adultos. Todo esse processo é o resultado de uma ação organizada mental que se apresenta nos aspectos “espaço-tempo-causa” e a ideia de permanência do objeto. A inteligência sensório-motora é de essência pratica sendo um resultado das percepções e das atividades motoras.
Nesse estagio temos algumas características que são denominadas como reações circulares primárias, secundárias e terciárias.
As reações circulares primárias são reflexos e hábitos dos primeiros dias de vida da criança. Dos terceiro mês até o sexto mês ocorre comportamentos de transição que vai de um habito simples para uma ação inteligente.
As reações circulares secundárias são ações de hábitos simples porém com o objetivo de um resultado intencional que vai entre o oitavo até o decimo mês de vida.
As reações circulares terciárias é uma fase que vai do decimo até o vigésimo quarto mês de vida. A ação da criança é reproduzida de forma intencional através de um movimento que se repete de forma variada e sempre com novo objetivo. Nessa etapa é o ponto de partida para construir novas estruturas.
A fase sensório-motora não há função semiótica porque não representa